CARNAVAL 2024

Ucrânia tenta retomar áreas próximas de Bakhmut, Rússia diz que repeliu ataques

Soldados ucranianos caminham em Bakhmut © Thomson Reuters

(Reuters) – Autoridades militares ucranianas disseram nesta sexta-feira que Kiev estava trabalhando persistentemente para retomar as terras próximas à destruída cidade de Bakhmut, no leste do país, enquanto forças russas enviavam tropas adicionais em uma tentativa de impedir os avanços.

“Os russos estão colocando um grande número de forças na área de Bakhmut”, disse a vice-ministra de Defesa da Ucrânia, Hanna Maliar, em declaração a televisão nacional.

“Foi importante para nós nos estabelecermos em alturas dominantes nessas áreas.”

Maliar disse que as forças ucranianas estavam avançando “lentamente, mas com confiança” ao sul de Bakhmut, enquanto asseguravam o controle de posições ao norte da cidade. “Uma batalha extremamente feroz está ocorrendo nessas áreas.”

Relatos de Moscou apontam que as tropas russas repeliram oito tentativas ucranianas de avançar no leste e impuseram uma derrota perto de Bakhmut.

Kiev está determinada a recapturar as terras ao redor de Bakhmut, tomadas pelas forças russas em maio, após meses de batalhas.

No aplicativo de mensagens Telegram, Maliar acrescentou: “O inimigo está tentando desesperadamente parar nossa ofensiva”.

As forças ucranianas, disse ela, também estavam trabalhando para conter a intensificação dos ataques russos em áreas mais ao norte, na região de Donestsk, em torno de Kupiansk e Lyman.

Em sua mensagem de vídeo noturna, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse que três dos principais generais do país se juntaram a ele em uma reunião de comando nesta sexta-feira. Ele não deu detalhes sobre a situação da linha de frente.

O Ministério da Defesa da Rússia, em resumo diário da atividade da linha de frente, afirmou que as forças russas fizeram ataques aéreos e de artilharia em Klishchiivka e nas cidades vizinhas, derrubando veículos e equipamentos ucranianos.

Segundo o relatório, as forças russas intensificaram uma ofensiva na frente sul e atingiram o pessoal e equipamentos ucranianos envolvidos na movimentação em direção ao sul.

(Reportagem de Ron Popeski e Nick Starkov)

CARNAVAL 2024

Veja também

NOVA BAHIA