GOVERNO DA BAHIA - TERRA MÃE DO BRASIL

TSE lança parceria com aplicativos para coibir disparos de mensagens em massa

Por meio do WhatsApp, robô enviará à Justiça Eleitoral informações sobre contas suspeitas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou nesta quarta-feira (30) uma parceria com Facebook, Instagram e WhatsApp para combater a desinformação durante as eleições municipal deste ano.

Segundo reportagem do portal G1, entre as ferramentas disponíveis está um canal de comunicação específico com o TSE para denunciar contas suspeitas de realizar disparos em massa de mensagens pelo Whatsapp (leia mais abaixo).

Também estão entre os serviços oferecidos à Justiça Eleitoral pelas plataformas, sem custo aos cofres públicos, ferramentas para divulgação de medidas sanitárias na votação, figurinhas com temática das eleições e um robô no Whatsapp para circular informações oficiais do TSE sobre a votação.

O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que o objetivo da parceria é “eliminar os participantes de má-fé que, dolosamente, procuram fazer mal às pessoas e à democracia”.

“Devemos transformar a revolução tecnológica em favor do bem e temos mecanismos para neutralizar o mal. Estamos procurando eliminar essa circulação do mal, das notícias falsas, das manifestações de ódio, das campanhas de desinformação, sem controle de conteúdo”, afirmou o ministro.

A campanha eleitoral começou oficialmente no domingo (28). O horário eleitoral na televisão e no rádio terá início no dia 9 de outubro e vai até 12 de novembro. O primeiro turno das eleições será no dia 15 de novembro e o segundo turno no dia 29 de novembro.

Tele Coronavírus 155 começa a funcionar para atender a população gratuitamente na Bahia