Avião pousou em Guarulhos com 217 pessoas e 5 pets a bordo
O terceiro voo da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou na manhã desta quinta-feira (10) em São Paulo, trazendo mais brasileiros resgatados do Líbano. O avião partiu de Beirute nesta quarta (9) às 13h15 no horário de Brasília, e aterrizou em Guarulhos por volta das 8h20, com 217 passageiros e cinco pets a bordo.
A aeronave KC-30 tem capacidade para 230 pessoas. O avião fez escala em Lisboa, Portugal. Inicialmente, o grupo era composto de 218 passageiros, mas um homem, de 41 anos, teve uma suspeita de trombose identificada pelos médicos da FAB e precisou ficar na capital portuguesa. Segundo a corporação, ele está recebendo assistência médica e o consulado brasileiro no país europeu está acompanhando o caso.
A Operação “Raízes do Cedro”, do governo federal, tem como objetivo repatriar os brasileiros que estão na área de conflito entre Israel e o grupo Hezbollah. A meta é trazer cerca de 3 mil dos 21 mil brasileiros que vivem atualmente no Líbano, incluindo estrangeiros parentes de primeiro grau, como pai, mãe, filhos e cônjuges. Segundo estimativa da FAB é possível trazer de volta em média 500 pessoas por semana, dependendo da situação da guerra. Caso os bombardeios se intensifiquem, os voos serão reduzidos. Cerca de 450 pessoas foram trazidas nos primeiros aviões que vieram de Beirute, sendo 80 eram estrangeiros ou parentes de brasileiros. A maioria é libanês, mas também havia argentinos, uruguaios e venezuelanos.