A população de Teolândia, no Sul baiano, comemorou importantes reforços nas áreas da saúde e agricultura familiar, neste sábado (19). Em visita ao município, o governador Rui Costa entregou obras, anunciou convênio com a prefeitura para aquisição de um veículo e equipamentos para fortalecer a agricultura familiar da região.
“Nós precisamos fortalecer a agricultura familiar na Bahia. A Bahia é um estado grande, de vocação agrícola, mas que ainda compra muitos produtos de outros estados, então, se a gente quer uma economia mais forte, nosso povo precisa produzir mais, com uma qualidade maior, e por isso nós estamos determinados a apoiar as cooperativas e associações pro povo produzir cada vez mais, ganhando seu sustento, fortalecendo o comércio e a economia da região”, afirmou o governador.
Foi anunciada também a contratualização de serviço ambulatorial, de média complexidade e de cirurgias eletivas para o Hospital Municipal de Teolândia, que passará por reforma completa. A unidade irá contar com 89 leitos para internações e terá capacidade para realizar 499 procedimentos ambulatoriais por mês. ”Nós vamos ajudar no custeio o hospital e vamos ajudar com equipamentos”, conta Rui.
O repasse para o hospital será de mais de R$ 600 mil anuais. Com o aumento no número de cirurgias eletivas, 40 procedimentos serão realizados por mês, o correspondente a 480 por ano. Para o aposentado André Sabino, os novos serviços oferecidos irão mudar a cara do município. “A gente realmente precisa de mais opções de atendimento para não termos que pegar a estrada num situação de necessidade. Esperamos essa boa notícia há bastante tempo e estamos muito felizes”.
Agricultura Familiar
Para o desenvolvimento dos pequenos agricultores de Teolândia, o convênio anunciado com a prefeitura no âmbito do programa MAIS ATER, garante o investimento de mais de R$ 100 mil na aquisição de motocicletas e equipamentos destinados a dar suporte às atividades de assistência técnica e extensão rural. Serão beneficiadas diretamente 300 famílias do Município.
O governador entregou ainda 40 barracas para qualificação da feira livre e dinamização da comercialização dos produtos da agricultura familiar da região.
Entregas