CARNAVAL 2024

SJDH capacita 2ª turma de Policiais Militares em direitos humanos para atuar em eventos populares

Promovida pela SJDH, a ‘Formação das Forças de Segurança’ visa incorporar metodologias de atendimento humanizado às práticas de agentes da segurança pública. O efetivo da PM recebe a formação já para atuar no Carnaval

Foto: Rafique Reis/Ascom SJDH

Nesta quinta (25) e sexta-feira (26), a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) dará continuidade à ‘Formação das Forças de Segurança’ para uma segunda turma de Policiais Militares da Bahia (PM-BA). A capacitação será realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT) em Salvador. Ao todo, o curso qualificará 13 mil policiais, que atuarão em eventos populares como o Carnaval de Salvador e as festas de São João.

A ação faz parte do projeto ‘Direitos Humanos em Eventos Populares da Bahia’, que busca fortalecer o atendimento integral e em rede a públicos vulnerabilizados, como crianças, adolescentes, mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, idosos, pessoas negras, pessoas com deficiência e consumidores. O atendimento a esses grupos se dá por meio da articulação intersetorial e do trabalho em rede, resguardando a garantia dos direitos individuais e coletivos durante as tradicionais celebrações baianas.

A formação foi dividida em duas oficinas, na modalidade presencial e por transmissão online. Cada ciclo formativo terá 12 horas de duração. Os eixos abordados são ‘Conteúdos gerais sobre Direitos Humanos’, que focará no Sistema de Garantia de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e demais populações vulneráveis; ‘Fluxos de atendimento a casos de violação de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em Situação de Rua’; e ‘Dinâmica de funcionamento integrado’, que orientará os agentes quanto às metodologias de trabalho mais efetivas e inclusivas.

Fonte: Ascom/SJDH

CARNAVAL 2024

Veja também

NOVA BAHIA