CAMPANHA COMBATE AO MOSQUITO EDES AEGYPTI

Sistema de reconhecimento facial bate recorde de prisões de foragidos

Quatro homens com envolvimento em roubos foram presos nesta sexta-feira (22)

Com quatro prisões na sexta-feira (22), o sistema de reconhecimento facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) bateu recorde de detenções de foragidos da Justiça em apenas um dia, em Salvador.

Segundo dados da pasta, anteriormente as maiores marcas haviam sido alcançadas nos dias 28 de junho e 2 de julho deste ano, quando três criminosos foram presos em Salvador, por meio do reconhecimento facial.

Desta vez, quatro assaltantes com mandados de prisão foram localizados pelas câmeras e presos em pontos diferentes da capital baiana entre as 10h às 16h. Os homens possuíam mandados de prisão expedidos pelas comarcas de Salvador, Lauro de Freitas e Feira de Santana.

Nos flagrantes, o sistema apontou semelhança acima de 90%. Equipes do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) acionaram guarnições da Polícia Militar mais próximas dos suspeitos e, após verificação de documentos, os procurados foram conduzidos e os mandados cumpridos.

“A Bahia é referência, no Brasil, na utilização do Reconhecimento Facial. Com investimento de 665 milhões de reais, até o final de 2023, a polícia utilizará a ferramenta em 78 cidades baianas”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino.