O clima junino invadiu o setor de desembarque do aeroporto de Salvador nesta sexta-feira (14/06/2024), com uma calorosa recepção organizada pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA). Visitantes que chegavam foram recebidos ao som de um trio de forró pé de serra, dançarinos típicos e uma exposição de licores, elementos essenciais da festa. O objetivo era transportar os turistas para a atmosfera vibrante do São João baiano logo ao desembarcarem na capital.
No posto do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), chapéus de palha foram distribuídos juntamente com doces da culinária nordestina, proporcionando aos visitantes uma imersão desde o primeiro momento na cultura local.
“Já conheço a Bahia, mas nunca tinha vindo passar o São João, o que estou fazendo agora e com muita animação. De Salvador, vou com minha família para Itaberaba e, depois, para a região de Baixio”, compartilhou Raquel Fernandes, 44 anos, do Mato Grosso.
Andréa Cardoso, arquiteta de 41 anos do Pará, expressou seu entusiasmo: “Vim especialmente para os festejos juninos e vou permanecer por duas semanas. Pretendo viajar para alguma cidade do interior, que não escolhi ainda. Quero aproveitar bem e conhecer a cultura e a culinária”. Rosângela de Almeida, funcionária pública de 52 anos de São Paulo, revelou: “Ainda não conhecia Salvador e queria aproveitar a época do São João, porque ouvi falar que é maravilhosa”.
A Expo Licor, que seguiu até domingo (16), ofereceu aos turistas a oportunidade de degustar licores artesanais de dez marcas diferentes, produzidas principalmente nos municípios do Recôncavo baiano. Os sabores variam de tradicionais a exóticos, como frutas vermelhas com pimenta e limão, e maracujá com chocolate. O receptivo junino da Setur-BA retornará nos dias 20, 21 e 22 de junho, no aeroporto e na rodoviária.
“Nosso estado tem o maior São João do Brasil e estamos preparados para receber com muita alegria todos que escolheram a Bahia como destino neste período. Nossa expectativa é que, nesse período, 1,7 milhão de visitantes circulem pelo estado, onde há festa em praticamente todos os 417 municípios”, destacou Patrícia Seabra, assessora técnica da Setur-BA.