De acordo com a Associação Pizzarias Unidas do Brasil, o estado é o maior em número de estabelecimentos ativos no nordeste e ocupa o quarto lugar no ranking nacional
O mercado brasileiro de pizzaria teve um crescimento de 499% nos últimos dez anos, segundo estudo realizado pela Apubra – Associação Pizzarias Unidas do Brasil. Diante desse contexto, o estado da Bahia registra um crescimento acumulado de 804%, passando de 511 (2012) para 4.620 (2022) estabelecimentos ativos, posicionando-se como o estado do Nordeste com maior número de pizzarias em funcionamento e passa a ocupar o quarto lugar no ranking nacional, logo depois de Minas Gerais em terceiro, Rio de Janeiro na segunda colocação e São Paulo em primeiro lugar.
Com a concentração de 7% das pizzarias ativas de todo o Brasil, a Bahia é um dos estados que apresenta forte crescimento acumulado na região Nordeste. A localidade concentra 21% das pizzarias ativas do país, demonstrando um forte crescimento no setor. Outra região que também ganha destaque é a região Norte, que apresenta 5% destes estabelecimentos abertos e reforça a expansão do mercado nestas regiões.
“Apesar da maior concentração de pizzarias ativas na região Sudeste, em especial, em São Paulo, que apresenta 20.087 unidades no estado todo, as regiões Norte e Nordeste também ganharam destaque no crescimento da presença destes estabelecimentos. No Nordeste, por exemplo, a Bahia possui 30,8% das unidades, seguido pelo Ceará com 20,2%, Pernambuco com 18,8% e os demais estados com uma média de 5% das lojas ativas”, Gustavo Cardamoni, presidente da Apubra.
O potencial registrado no Nordeste reforça a importância de investimento na região, que passa a se tornar um território com diversas frentes para a abertura de novos negócios, incentivando o surgimento de empreendedores. “Quem deseja trabalhar no setor precisa ter em mente a importância de um bom planejamento estratégico, principalmente com o olhar apurado para explorar as potencialidades de crescimento, como no estado da Bahia”, explica Cardamoni.
O presidente da Apubra também ressalta o papel de um apoio nessa trajetória empreendedora como, por exemplo, o de uma associação. “Empreender é uma jornada solitária. Portanto, estar próximo de empreendedores que lidam com os mesmos desafios diariamente, é uma oportunidade de unir forças. Nesses ambientes há muita troca de conhecimento e networking, o que permite o alcance de um alto desempenho em um menor período de tempo e com riscos minimizados”, pontua o executivo.