MAIS DESENVOLVIMENTO

Secretaria de Saúde realiza ações da campanha “Julho Amarelo” em Ipiaú

Foto: Janaína Castro/ Decom PMI

Na manhã dessa sexta-feira (14), foi realizada uma Blitz da Saúde na Praça do Cinquentenário, onde foram distribuídos panfletos e orientações aos motoristas e pedestres. Também nessa manhã, ocorreu na zona rural do “Passa com Jeito”, ações de saúde com aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, testes rápidos, atualização do cartão de vacina e ainda orientações de Educação em Saúde sobre o “Julho Amarelo”.

O mês de julho é dedicado ao enfrentamento das Hepatites Virais. A hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Em alguns casos, são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, entretanto, quando presentes, podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Foto: Janaína Castro/ Decom PMI

A falta do conhecimento da existência da doença é o grande desafio, por isso, a recomendação é que todas as pessoas com mais de 45 anos de idade façam o teste, gratuitamente, em qualquer posto de saúde e, em caso de resultado positivo, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde. Este cuidado é ainda mais importante nos seguintes casos: pessoas que não se imunizaram para hepatite B; ou que têm mais de 40 anos e que podem ter se exposto ao vírus da hepatite C no passado (transfusão de sangue, cirurgias).

A Prefeitura de Ipiaú, através da Secretaria de Saúde, tem mobilizado o maior número de pessoas para que deem atenção a um assunto tão importante e que, muitas vezes, pode passar despercebido por alguns.

Fonte: Decom/Prefeitura de Ipiaú /Fotos: Janaína Castro

Veja também