A guerra não dá tréguas em Mariupol. Quase dois meses depois da invasão, a cidade portuária do sul da Ucrânia terá caído. A Rússia afirma ter todo o território sob controlo.Moscovo divulgou um vídeo anunciando a conquista, mas é impossível verificar onde foi filmado. Mas o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, insiste que as forças ucranianas não cedem e ainda controlam o complexo metalúrgico Azovstal, com mais de dois mil soldados que oferecem resistência ao cerco russo.
I’m grateful to @POTUS & 🇺🇸 people for the leadership in supporting the people of Ukraine in the fight against Russian aggression. This help is needed today more than ever! It saves the lives of our defenders of democracy and freedom and brings us closer to restoring peace in 🇺🇦.
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) April 21, 2022
Entretanto, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, avançou que o Kremlin rejeitou uma proposta de tréguas no leste do país: No seu discurso habitual disse que: “Infelizmente, a Rússia rejeitou um cessar-fogo durante a Páscoa – uma das datas mais importantes. E que “isso demonstra muito bem como os líderes desse país encaram a fé cristã”. No entanto, Zelenskyy termina dizendo que tem “esperança na paz e esperança que a vida possa conquistar a morte”.
Na quinta-feira, Zelenskyy também pediu ajuda internacional – falou numa quantia de quase 6 mil milhões e 500 mil euros por mês – para para compensar as perdas económicas e manter a economia do país.
No Leste, as tropas russas avançam e fazem conquistas significativas. As autoridades de Kiev confirmaram que dezenas de localidades caíram nas mãos da Rússia. Na frente norte, Kharkiv continua a ser um dos principais alvos de bombardeamentos. Pelo menos duas pessoas morreram e 5 ficaram feridas em vários ataques na parte oriental da cidade.
Fonte: EuroNews