Ministro citou a relevância da iniciativa para a Bahia dando ênfase no fator econômico
O ministro da Casa Civil Rui Costa anunciou a visita do presidente chinês Xi Jinping ao Brasil em novembro, quando participará da cúpula do G20. Rui também citou que a agenda incluirá discussões sobre a criação de uma ligação bioceânica que conectará o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico.
A proposta da ligação bioceânica é estratégica, com a intenção de integrar as economias da América do Sul e da China. “Essa ligação se dará prioritariamente seguindo Fiol, Fico, que fica do Centro-Oeste, numa linha horizontal até o Porto, no Peru, que está sendo construído pelo governo chinês. Isso reduz em 14 dias de navegação a ligação da China com a América do Sul”, explicou o ministro.
Rui Costa ressaltou que esse projeto representa um “carro-chefe de investimento” que cogita ser consagrado durante a visita de Xi Jinping. Ele citou a relevância da iniciativa para a Bahia, “Tem tudo a ver com o Oeste da Bahia, tem tudo a ver com o Estado da Bahia. Portanto, a gente ganha uma integração mais rápida, mais eficiente, de custos mais baixos, o que significa um potencial enorme”.