NOVA BAHIA 2024

Rival afirma que Vicente Luque desistiu da luta no UFC Atlantic City: “Não queria estar ali”

Irreconhecível, o brasileiro foi dominado por Joaquin Buckley – Matt Davies/Ag Fight

A forma como Vicente Luque foi derrotado por Joaquin Buckley no UFC Atlantic City, no último sábado (30), deixou boa parte da comunidade do MMA confusa. Mas, para o próprio rival do brasileiro no evento, a atitude do ‘Assassino Silencioso’ – ou a falta dela – era previsível, antes mesmo dos dois subirem no octógono.

Em entrevista ao programa ‘The MMA Hour’, Buckley afirmou que teve a sensação que Luque desistiu do combate. Ainda de acordo com o americano, o lutador brasileiro não demonstrava vontade de competir no último sábado. De fato, a motivação de Vicente foi bastante questionada, principalmente por conta da sequência que colocou um ponto final na disputa.

Após um primeiro round com menos ação do que o normal para o brasileiro, Vicente puxou para a guarda na segunda etapa, mas não esboçou qualquer intenção de buscar uma finalização ou uma raspagem. Pelo contrário, o atleta da ‘Kill Clif FC’ apenas se defendeu dos golpes aplicados por Buckley até a paralisação do árbitro central.

Eu sinto que Vicente apenas desistiu lá dentro – ponto final. Ele desistiu. Ele não queria estar lá dentro em primeiro lugar. Antes da luta começar, ele não queria estar ali. Quando você é um lutador, você consegue sentir essas coisas. É difícil de explicar. Você tem que estar ali dentro e descobrir. Eu soube no momento em que o vi. No momento em que o vi na pesagem, eu soube”, afirmou Buckley.

Traumatizado?

Entre as muitas teorias sobre os motivos na mudança de postura do lutador brasileiro – antes conhecido pelas intensas batalhas dentro do cage -, a de maior repercussão entre a comunidade das lutas diz respeito a um possível trauma. Recentemente, Luque passou por um drama após sofrer uma hemorragia cerebral que, por pouco, não o obrigou a encerrar sua carreira de forma precoce. A gravidade da situação poderia ter deixado o atleta traumatizado e, consequentemente, modificado seu estilo de luta e, até mesmo, sua motivação para competir.

Veja também