Rio de Contas: Obras de abastecimento de água são entregues por Rui Costa

Foram entregues pelo Governo do Estado, nesta quinta-feira (1), a ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) e a implantação da adutora da localidade Marcolino Moura. Os dois equipamentos trazem benefícios a 4,5 mil moradores do município de Rio das Contas, Chapada Diamantina. Para o governador Rui Costa, sem água tratada não há saúde plena. “Já entregamos mais de 1,7 mil postos de saúde nos municípios, mas não adianta ter posto de saúde e médico se o povo bebe água de qualidade ruim. Muitas sedes de cidades baianas não tinham água. Por isso, o ex-governador Jaques Wagner criou o programa Água para Todos. E hoje tenho a satisfação de estar aqui fazendo a entrega deste sistema de água”, ressaltou.

O investimento total das obras é de R$2 milhões, pagos com recursos da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Na ocasião, Rui propôs que prefeitos da região façam parcerias para levar água a distritos municipais. “Quando a gente faz em parceria com as prefeituras, com transferência de recursos ou de material, o prefeito realiza a obra de forma mais barata, mais rápida e atendendo mais pessoas”, explicou.

Durante a visita a Rio de Contas, a adesão ao Programa Garantia Safra, que garante renda mínima para famílias que perderem a lavoura por estiagem ou excesso de chuva foi assinada.

 

Programa Estado Solidário