UFC 213

Prorrogado prazo de inscrições para cursos do Pronatec

Os cursos de qualificação são oferecidos na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) (Foto: Ascom/Educaçã)

A Secretaria da Educação do Estado prorrogou para esta quarta-feira (8), as inscrições destinadas a 2.455 vagas em cursos de qualificação pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), da modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), para a capital e interior. As inscrições são feitas, exclusivamente, pelo Portal da Educação.

Entre os cursos oferecidos, destacam-se os de programador WEB, cuidador de idoso, microempreendedor individual, mestre de obras, instalador e reparador de redes de computadores, agente cultural, recreador cultural, organizador de eventos, auxiliar de laboratório de saúde, agente de recepção e reservas em meios de hospedagem, espanhol aplicado a serviços turísticos, inglês intermediário, confeiteiro, editor de vídeo, assistente financeiro, fotógrafo, maquiador e recepcionista.

Os cursos são voltados para estudantes dos Ensinos Fundamental I e II (completo e incompleto) e Médio (completo e incompleto), além de pessoas que já fizeram outros cursos pelo Pronatec, a exemplo de trabalhadores e mulheres em estado de vulnerabilidade. As vagas estão distribuídas nos Centros de Educação Profissional e unidades compartilhas da rede estadual localizados nas cidades de Capim Grosso, Ipirá, Riachão do Jacuípe, Gandu, Valença, Ilhéus, Itabuna, Camaçari, Candeias, Dias D´avila, Itaparica, Lauro de Freitas, Mata de São João, Pojuca, Salvador, Juazeiro, São Domingos, Serrinha e Bom Jesus da Lapa. No próximo dia 10 será realizado sorteio eletrônico, de acordo com o número de vagas oferecidas nas unidades da rede. O resultado será divulgado no mesmo dia, no Portal da Educação.

Matrícula

A matrícula será realizada no período de 13 a 17 próximo, na unidade de ensino para o qual o estudante se inscreveu e concorreu à vaga. No ato da matrícula serão exigidas cópias de CPF, RG, comprovante de residência, atestado de escolaridade ou histórico escolar e comprovante de conta corrente de qualquer banco ou conta fácil do Banco do Brasil, aberta em nome do estudante. O programa prevê o pagamento de auxílio transporte e alimentação de R$ 15 por dia frequente, sendo realizado o cálculo ao final de cada mês. As aulas inaugurais serão no dia 20 destes mês, nas unidades ofertantes. A relação de cursos e número de vagas por municípios está disponível no Portal da Educação.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Veja também