MAIS DESENVOLVIMENTO

Produção de flores emprega 12 mil pessoas na Bahia e movimenta mais de R$ 300 milhões por ano

No último domingo, 22 de setembro, exatamente às 9h44 (horário Legal de Brasília), teve início no hemisfério sul a primavera. A estação segue até 21 de dezembro e está associada ao reflorescimento da flora terrestre. Isso significa um aumento na produção de flores, atividade que gera renda para cerca de 12 mil pessoas em toda a Bahia e movimenta mais de R$ 300 milhões por ano, conforme o Instituto Brasileiro de Flores (Ibraflor).

O estado é responsável por apenas 2% da produção brasileira e ocupa a oitava posição no ranking nacional de cultivo de flores e plantas ornamentais. O percentual é relativamente pequeno, entretanto, a Bahia se destaca pela beleza e pela diversidade dos exemplares.

Orquídeas, rosas, crisântemos, gérberas estão entre as muitas flores plantadas na Bahia. Além disso, as folhagens e as chamadas flores tropicais, como helicônias, alpineas e antúrios reforçam o setor.

Conforme o Ibraflor, o cultivo é feito principalmente por agricultores familiares, todavia, há também grandes fazendas produtoras. Em Camaçari, por exemplo, está o maior orquidário do estado, de onde saem, anualmente, oitenta mil unidades produzidas em estufas, com vários tons e formatos.

Veja também