Janeiro será mês de calor acima da média, de acordo com o Inmet
A primeira semana de 2024 deve ser marcada pelo clima nublado e com garoa leve, segundo indica o Climatempo. A chegada de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul deve manter o céu carregado e com possibilidade de chuva moderada e podendo a chegar a intensas em áreas isoladas desde o Sudeste até o Norte do Brasil.
Nas regiões do norte de Minas Gerais, centro-sul da Bahia e nos Estados do Maranhão e Piauí, há previsão de acumulados de 150 a 250 milímetros de chuva, um volume considerado acima da média até o final da primeira semana deste mês.
Nos demais estados do País, a previsão é de céu encoberto pelo menos até quinta feira, com chance de chuva leve e o sol dando as caras, mas sempre entre nuvens.
Em relação à temperatura, janeiro será mês de calor acima da média, ainda de acordo com o Inmet. A expectativa é de que 2024 fique entre os anos mais quentes já registrados, devido ao aquecimento do planeta, com destaque para os Estados do Norte e Nordeste, que devem ter calor intenso e distribuição de chuvas diferentes dos últimos anos em intensidade e concentração.