Reconhecida como Ponto de Cultura com o projeto “Fanjuca nas Comunidades”, a Associação Cultural Fanjuca, do município de Gandu, no Baixo Sul da Bahia, trabalhou nos últimos dez meses com cerca de 40 meninos e meninas de 7 a 18 anos. A partir de oficinas artísticas em música e dança, os alunos puderam ir sendo inseridos no grupo principal da fanfarra Fanjuca Águias Douradas. Neste sábado, 11 de março, às 19h, os integrantes fazem uma apresentação especial para encerrar o primeiro ano de evolução. O evento tem como ponto de partida a Escola Municipal Doralice Fernandes Melo e tem ápice em frente à Escola Iracene Leite Leal.
Após essa etapa realizada em núcleo da região de Bela Vista e Juvêncio Leal, a segunda fase do projeto tem previsão de ser iniciada em maio deste ano, agora atendendo o bairro Manoel Dantas Cardoso. A proposta é de contemplar um número ainda maior de crianças e adolescentes.
PONTOS DE CULTURA – Pontos de Cultura são entidades ou coletivos culturais que compõem uma base social capilarizada e com poder de penetração em variados territórios e comunidades, em especial nos segmentos sociais mais vulneráveis. Com os avanços conquistados pela Política Nacional de Cultura Viva e sua afirmação a partir da regulamentação da Lei nº 13.018/2014, a missão de articular e mobilizar torna-se cada vez mais estratégica. A Bahia, em 2008, foi protagonista da primeira experiência de estadualização do então Programa Mais Cultura. Naquele ano, lançou um edital que já contemplou 149 instituições. Hoje, com gestão realizada entre MinC e SecultBA, por meio da Diretoria de Cidadania Cultural (DCC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), os Pontos de Cultura da Bahia encontram-se distribuídos em todo o estado e têm se expandido cada vez mais. Os dados atuais contabilizam uma rede com 270 projetos, 124 deles com parceria firmada na mais recente seleção, realizada em 2014, que garante um repasse total de R$ 180 mil para cada Ponto de Cultura, em três parcelas anuais. O investimento nos Pontos de Cultura da Bahia já é de mais de R$ 54 milhões, fomentando a manutenção, dinamização, desenvolvimento e autonomia de atividades culturais das mais diversas.
Fonte: FANJUCA/Secult/BA