Símbolo do Recôncavo Baiano, a Ponte Dom Pedro II, que liga as cidades de Cachoeira e São Félix, vai ganhar uma iluminação cênica. O equipamento é instalado sobre o Rio Paraguaçu, um dos mais importantes da região.
O projeto de iluminação foi autorizado pelo governador Jerônimo Rodrigues, neste sábado (29). A autorização para a elaboração do projeto faz parte de um pacote de ações que serão realizadas na cidade.
“Autorizamos a implantação do sistema de água para comunidades diversas, também está autorizada a elaboração do projeto da iluminação cênica dessa ponte maravilhosa: Cachoeira – São Félix, e assinei ordem de serviço para que a Conder elabore os projetos de imediato para a construção de encostas, além de pavimentação de estradas para zona rural, serão mais 24 quilômetros de asfalto”, enumerou o governador.
A ponte Dom Pedro II foi inaugurada em 7 de julho de 1885, pelo então imperador homônimo, batizando o equipamento. Na época em que foi inaugurada, a ponte foi considerada um dos projetos mais inovadores da engenharia da América do Sul.
Desde 2002, a ponte é tombada como patrimônio histórico do governo do estado. Em 2007, também foi reconhecida como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).