NOVA BAHIA 2024

Poatan nocauteia Prochazka e conquista segundo cinturão do UFC

Poatan nocauteou Prochazka na luta principal do UFC 295 – Matt Davies/AgFight

Alex ‘Poatan’ se consolidou como um dos maiores nomes da história dos esportes de combate, neste sábado (11), em Nova York (EUA). No UFC 295, o brasileiro, ex-campeão do peso-médio (84 kg), nocauteou Jiri Prochazka no segundo round, conquistando o cinturão dos meio-pesados (93 kg), seu segundo título em uma categoria diferente na empresa. Vale pontuar que, antes de migrar para o MMA, o atleta também se tornou campeão de dois pesos no Glory, principal companhia de kickboxing do mundo.

Com mais um triunfo impactante no UFC, ‘Poatan’ aproveitou os holofotes e surpreendeu. O brasileiro não ‘convidou’ Jamahal Hill, que vagou o cinturão dos meio-pesados ao sofrer uma lesão no tendão de Aquiles, para uma luta, e sim Israel Adesanya, seu grande rival e que recentemente decidiu se afastar do octógono por tempo indeterminado. Agora, o atleta possui em seu cartel quatro ex-campeões do Ultimate.

Alex Pereira, de 36 anos, se tornou campeão do peso-médio do UFC em 2022 e, um ano depois, conquistou o cinturão dos meio-pesados da companhia, em sua sétima aparição na liga. No Ultimate desde 2021, o brasileiro venceu lutadores renomados como Jan Blachowicz, Jiri Prochazka, Israel Adesanya e Sean Strickland.

A luta

No início do confronto, os atletas apostaram nos chutes baixos. Na trocação, Prochazka surpreendeu o brasileiro com um upper. Na sequência, ‘Poatan’ derrubou o rival com um potente chute baixo. Focado, o brasileiro seguiu castigando as pernas do tcheco com seus chutes. Corajoso, Prochazka avançou e conseguiu, na base da força, derrubar Alex. Por baixo, o paulista fez o que pôde para se proteger. Por cima, o Jiri acertou duas cotoveladas em cheio no rosto do striker.

No segundo assalto, ‘Poatan’ levou perigo ao rival com chutes altos e baixos, mas se mostrou desgastado. Confiante, Prochazka pressionou e aplicou uma blitz no brasileiro. No final do round, Alex aproveitou um descuido de ‘Denisa’ no ataque e o levou ao chão, com um cruzado. Com o tcheco abalado, ‘Poatan’ acertou uma sequência de cotoveladas na cabeça de Jiri, levando o árbitro a interromper a luta.

Resultados do UFC 295:

Alex ‘Poatan’ nocauteou Jiri Prochazka no 2º round;

Tom Aspinall nocauteou Sergei Pavlovich no 1º round;

Jéssica Andrade nocauteou Mackenzie Dern no 2º round;

Benoît Saint-Denis nocauteou Matt Frevola no 1º round;

Diego Lopes nocauteou Pat Sabatini no 1º round;

Steve Erceg venceu Alessandro Costa por decisão unânime;

Loopy Godinez venceu Tabatha Ricci por decisão dividida;

Mateusz Rebecki finalizou Roosevelt Roberts no 1º round;

Nazim Sadykhov vs Viacheslav Borshchev terminou empatada;

Jared Gordon nocauteou Mark Madsen no 1º round;

John Castañeda venceu Kyung-Ho Kang por decisão unânime;

Joshua Van venceu Kevin Borjas por decisão unânime;

Jamall Emmers nocauteou Dennis Buzukja no 1º round.

Fonte: Ag. Fight

Veja também

GOVERNO DA BAHIA