Durante a simulação foram usados artefatos de grande impacto, tiros de festim e sirenes de viaturas para criar um cenário real de treinamento de resposta.
Após ser realizado nas cidades de Jacobina, Jequié e Itabuna, na madrugada desta sexta-feira (22) a Polícia Militar da Bahia deu sequência ao Simulado de Plano de Defesa e Tomada de Cidades no município de Itaberaba, através do Comando de Policiamento da Região (CPR) da Chapada. A ação consiste numa simulação de ataque a instituição financeira com caráter de aprimoramento técnico e treinamento preventivo.
A preparação faz parte do plano de ação do Comando-Geral da PMBA, sob a gestão do Comando de Operações Policiais Militares (Coppm), que, juntamente com outras medidas saneadoras, vem impactando na redução de 77% do registro de crimes contra instituições financeiras no Estado da Bahia.
Durante a simulação foram usados artefatos de grande impacto, tiros de festim e sirenes de viaturas para criar um cenário real de treinamento de resposta com o efetivo, dentro dos limites de segurança, garantindo a integridade da população e dos policiais militares participantes.
“Esse ciclo de instrução do Plano de Defesa e Tomada de Cidades é um marco na capacitação dos policiais militares que já estavam sendo preparados teoricamente de forma rotineira, e nesta oportunidade, tiveram como praticar as ações operativas a serem adotadas, para prevenir, prioritariamente, mas também reprimir com eficiência e segurança, caso ocorra uma ocorrência desta natureza na região”, avalia o comandante do CPR-Chapada, coronel Marcelo Pinto.
Fonte: Agenda Cultural