NOVA BAHIA 2024

Plataforma digital do Governo do Estado recebe o prêmio iBest 2023

Maior premiação da internet do país concede o 1º lugar ao portal de serviços públicos da Bahia na categoria Governo Estadual

A Bahia conquistou o primeiro lugar no Prêmio iBest, competindo na categoria Governo Estadual, que premia iniciativas digitais voltadas à prestação de serviços mantidos por administrações estaduais. Recentemente incorporada ao ba.gov.br, a plataforma SAC Digital disputou a premiação utilizando o nome anterior ao lançamento do portal único de informações e serviços do Estado da Bahia. Completam o Top 3 os projetos do Centro de Operações Rio de Janeiro e do Poupatempo de São Paulo.

O SAC Digital foi desenvolvido pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb), em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb). A cerimônia de premiação foi realizada ontem à noite, no Teatro B32 em São Paulo, na capital paulista. O secretário da Administração, Edelvino Góes, recebeu o prêmio, junto com José Rebouças, presidente da Prodeb.

“Ganhar o maior prêmio de internet do Brasil na categoria Governo Estadual, com votação popular, é o reconhecimento de que estamos na direção certa ao ter uma plataforma voltada para serviços digitais. É uma construção coletiva sob a liderança do governador Jerônimo. Parabenizo as equipes da Prodeb e da Saeb pelo resultado, além de todos os órgãos do Governo envolvidos nesta agenda”, comentou Góes.

Ligada à Superintendência de Gestão e Inovação (SGI) da Saeb, a Coordenação Executiva de Transformação Digital (CTD) foi criada para tratar a pauta da transformação digital no estado, e, junto à Prodeb, lançou a plataforma em 2018, tornando-se, em pouco tempo, referência no país em capacidade para oferta de serviços digitais. O SAC Digital iniciou sua operação com 17 serviços digitais oferecidos à população, mas atualmente já disponibiliza mais de 500 serviços digitais e possui mais de 5 milhões de cidadãos cadastrados.

Bahia Mais Digital

O Governo do Estado reforça o compromisso e segue investindo em serviços eficazes e de qualidade à população baiana. Com recursos garantidos por meio de crédito junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Programa Bahia Mais Digital – Transformação Digital do Governo Estadual vai destinar mais US$ 42 milhões para otimizar a eficiência dos serviços públicos, elevando a satisfação dos cidadãos.

Desde novembro do ano passado, através de uma parceria com a secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom), o SAC Digital se tornou o ba.gov.br, integrando não só serviços digitais, mas, também, notícias e informações da carta de serviços do Estado. Desenvolvido por uma equipe formada por servidores da Saeb, Prodeb e da Secom, o portal faz parte do projeto de transformação digital do Governo do Estado, que investiu na plataforma para ampliar e aprimorar a prestação de serviços e o acesso a informações para o cidadão. Entre os serviços digitais oferecidos estão o RG Expresso (cidadão solicita uma nova carteira pela plataforma e vai ao posto apenas para retirar o documento já pronto) e o CRLV-e (proprietários de veículos conseguem baixar o documento no celular, sem precisar sequer ir a uma unidade física da Rede SAC), dentre outros.

Uma nova etapa já está sendo desenvolvida para promover a modernização e padronização dos sites de secretarias e órgãos estaduais, que serão integrados ao ba.gov.br por meio de uma plataforma multisites.

Premiações reconhecem avanços na transformação digital da gestão estadual

O iBest é o segundo prêmio conquistado pelo SAC Digital. Em dezembro de 2022, a plataforma ganhou outra importante premiação: o prêmio Governo Digital, concedido pelo Ministério da Economia e pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep).

Realizado pela iBest Global, o Prêmio iBest visa distinguir as melhores iniciativas do universo digital brasileiro, a partir de votação popular e de especialistas. No total, a premiação contempla 105 categorias, agrupadas em quatro segmentos: e-commerce, serviços, serviços financeiros e conteúdo, além de uma categoria especial.

Fonte: Ascom/Saeb

SIEL GUINCHOS

Veja também

GOVERNO DA BAHIA