Ações estão sendo realizadas em Itabuna, Ipiaú, Ibicaraí e Gongogi
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (24), a Operação Pacto Infame, voltada ao combate de desvios de recursos públicos, fraudes licitatórias e associação criminosa relacionada a contratos de engenharia civil no município de Gongogi, na Bahia. A ação é parte de uma investigação mais ampla que busca desarticular um esquema que, segundo as autoridades, vem operando desde 2017.
Estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal Cível e Criminal da Subsecção Judiciária de Itabuna. As operações ocorrem em quatro cidades: Itabuna, Ipiaú, Ibicaraí e Gongogi. O objetivo é coletar provas que fortaleçam a investigação e ajudem na identificação de novos crimes e envolvidos no esquema.
Conforme as investigações, vários processos licitatórios teriam sido direcionados para favorecer uma empresa com sede em Gongogi, que celebrou quase duas dezenas de contratos com a prefeitura local e recebeu mais de R$ 7 milhões de pagamentos nos últimos quatro anos. As evidências indicam que o grupo criminoso operava em outras cidades baianas, expandindo sua atuação além de Gongogi.