CARNAVAL 2024

PF analisa com cautela eventual apreensão de passaporte de Bolsonaro, dizem fontes

A Polícia Federal (PF) tem avaliado com cautela a possibilidade de uma apreensão do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo relatos feitos à CNN, a corporação policial não descarta essa possibilidade, desde que tenha indícios sobre um eventual plano de fuga.

Até agora, no entanto, de acordo com fontes da PF, não foram identificados elementos consistentes sobre um risco de fuga do país.

O entorno de Bolsonaro, inclusive, nega essa hipótese categoricamente.

A avaliação de um grupo de aliados é de que uma eventual saída do país poderia enfraquecer a narrativa de que o ex-presidente tem sofrido uma perseguição política.

Em maio, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), chegou a autorizar que a Polícia Federal apreendesse o passaporte de Bolsonaro.

A autorização foi dada no âmbito do inquérito sobre registros falsos de vacinação. A Polícia Federal, no entanto, não viu necessidade, na época, de uma apreensão.

Apesar da cautela na Polícia Federal, que avalia a necessidade e os riscos de uma apreensão do passaporte, agentes policiais reconhecem que uma fuga de Bolsonaro poderia causar desgaste à imagem da corporação.

CARNAVAL 2024

Veja também

NOVA BAHIA