Uma passageira procurou a American Airlines para reclamar do incômodo de voar espremida entre duas pessoas obesas em uma viagem de três horas de duração na semana passada, nos Estados Unidos — a origem e o destino não foram revelados. Como resposta, a companhia aérea pediu desculpa, disse que os comissários de bordo tentaram mudá-la de lugar e ainda liberou uma cortesia de US$ 150 (o equivalente a R$ 788).
O caso ocorreu na segunda-feira passada (10). Pelo Twitter, Sydney Watson explicou a situação e recebeu críticas pelo tom preconceituoso. “Atualmente estou — literalmente — ENCALHADA entre duas pessoas OBESAS no meu voo. Isso é absolutamente NÃO aceitável, ok. Se as pessoas gordas querem ser gordas, tudo bem. Mas é algo completamente diferente quando estou presa entre vocês, com seu braço rolando no meu corpo, por três horas”, começou.
A passageira prosseguiu: “Eu não me importo se isso é mau. Meu corpo inteiro está sendo tocado contra a minha vontade. Eu não posso nem pôr os apoios de braço para baixo de ambos os lados porque não há espaço. Estou cansada de agir como se a gordura fosse normal. Deixe-me assegurar-lhe, não é”.
Watson disse ainda que estava sem palavras pelo grau de estresse por que passou. “Se você precisa de um extensor de cinto de segurança, você é MUITO GORDO PARA ESTAR NUM AVIÃO. Mas dois assentos ou não voe”, continuou.
Nervosa, a passageira disse que tentou mudar de lugar. “Eu disse ao homem: ‘Ei, podemos trocar de lugar se vocês quiserem sentar juntos’ (a irmã dele estava à minha esquerda). Ele disse: ‘Não. Tudo bem :)’. E então comecei a gritar internamente.” Segundo a viajante, o comissário de bordo lhe perguntou quatro vezes se ela precisava de algo. “Com expressão facial, ele me passou uma ideia de pena”, alegou.
Diante da repercussão instantânea nas redes sociais, a youtuber começou a atualizar as informações durante o voo. “Ambos os gordos estão suando em mim. Percebi que, se eu me inclinar para frente, fico menos esmagada. A única desvantagem é que o homem na minha frente está com o assento para trás e eu continuo levando tapas na cabeça quando ele se ajusta em sua cadeira. Humilhante”, afirmou.
A passageira passou a pedir likes enquanto contava a história. “Comecei a comer meu sanduíche de presunto como um orangotango curvado, de cabeça baixa, de frente para o chão, espremido no meu minúsculo espaço, sendo atingida na cabeça. Não há espaço para minha garrafa de bebida. Realmente um momento muito triste. 1 curtida = 1 oração”, postou no Twitter.
I am currently – literally – WEDGED between two OBESE people on my flight.
— Dr. Sydney Watson (@SydneyLWatson) October 10, 2022
This is absolutely NOT acceptable or okay. If fat people want to be fat, fine. But it is something else entirely when I'm stuck between you, with your arm rolls on my body, for 3 hours. pic.twitter.com/9uIqcpJO8I
Recompensa da companhia aérea
A passageira publicou no Twitter uma resposta que recebeu da American Airlines. “Eu sinceramente sinto muito que o seu prazer e conforto no voo tenham sido reduzidos por causa de outro cliente que excedeu o espaço da poltrona”, começa o email. “Compreendo quão desapontada está, já que não houve solução que a satisfizesse [durante o voo]”, completa.
O comunicado ainda afirma que não houve a possibilidade de troca de assento naquele voo, e a companhia aérea diz que o passageiro sempre é estimulado a procurar os comissários de bordo para viajar com conforto. Para completar, a empresa promete que fará um “gesto de boa vontade”.
“Como um gesto de boa-fé, eu emiti para você um crédito de viagem de 150 dólares [quase R$ 800 na cotação atual], que chegará em um email separado”, diz a nota.
Well, here's the email I got from American Airlines. pic.twitter.com/bfa2jwoZYE
— Dr. Sydney Watson (@SydneyLWatson) October 17, 2022