A Rússia realizou neste fim de semana eleições regionais e municipais em vários territórios do país, incluindo as quatro regiões parcialmente ocupadas
A Comissão Eleitoral russa anunciou neste domingo (10) que a Rússia Unida, o partido do presidente Vladimir Putin, venceu nas eleições locais nas regiões de Donetsk, Lugansk, Zaporizhzhya e Kherson, que se juntaram à Rússia há mais de um ano após a conquista militar.
A Rússia realizou neste fim de semana eleições regionais e municipais em vários territórios do país, incluindo as quatro regiões parcialmente ocupadas. Essas eleições, que ocorreram entre sexta-feira e domingo, transcorreram “de maneira dinâmica, com poucas violações”, de acordo com a presidente da Comissão Eleitoral, Ella Pamfilova, informou a agência de notícias AFP.
As Nações Unidas expressaram preocupação com a intenção da Rússia de organizar eleições no que chamou de “áreas ocupadas da Ucrânia”, e realizar votações lá seria desprovido de “fundamentação legal”, disse o subsecretário-geral assistente da ONU, Miroslav Jenca, na sexta-feira.
Kiev rejeitou fortemente a realização das eleições, com o parlamento dizendo em um comunicado que a votação em áreas onde a Rússia “conduz hostilidades ativas” representa uma ameaça às vidas ucranianas. Funcionários ucranianos instaram outros países a não reconhecer os resultados da votação, que o Ministério das Relações Exteriores chamou de “eleições falsas”.