Países europeus registram recordes de novos casos de Covid-19 em meio a surto da variante ômicron

Alemanha teve, pela primeira vez, mais de 100 mil confirmações em 24 horas; Portugal e Eslovênia relatam aumento repentino de casos.

Organização Mundial da Saúde se disse ‘muito preocupada’ com aumentos de casos de infecção pelo coronavírus em vários países da Europa — Foto: Reuters

Em meio ao avanço da variante ômicron do coronavírus – já dominante em todo o mundo –, países europeus têm registrado um rápido aumento nos números de contágio da Covid-19.

Nesta quarta-feira (19), a Alemanha registrou mais de 100 mil casos de Covid-19 em apenas 24 horas, essa foi a maior contagem para o país desde o início da pandemia.

Já no Reino Unido, um dos primeiros países a reconhecer a ômicron como dominante, o pico prece ter passado, segundo o governo local, que anunciou um afrouxamento nas restrições.

No entanto, mesmo em países com alta vacinação, como é o caso de Portugal, o surto da doença preocupa – ainda que a atual onda seja menos virulenta que as anteriores no continente.

Apesar do rápido aumento no número de casos confirmados da doença, as hospitalizações por Covid-19 não subiram na mesma intensidade – em parte pela cobertura vacinal, e também pela aparente menor severidade da variante ômicron.

EU VÍI A EDUCAÇÃO GANHAR UM INVESTIMENTO RECORDE