A Polícia Federal cumpre cinco mandados de busca e apreensão em três cidades localizadas no Sul da Bahia. A ação, batizada de Operação Notas Fakes, mira alvos nas cidades de Itabuna, Camamu e Camacan, na manhã desta terça-feira, (14).
A operação foi desencadeada depois que a equipe de segurança dos Correios identificou uma série de encomendas suspeitas contendo cédulas falsas de dinheiro. A informação foi repassada para à Unidade Especial de Repressão à Falsificação de Moedas da Polícia Federal, que iniciou às investigações.
Uma ação desencadeada em janeiro deste ano já havia cumprido um mandado de busca na cidade de Itabuna. As ações criminosas atuam na compra, venda, troca e distribuição das notas para que elas sejam “lavadas”. A pena para esse tipo de crime pode chegar a 12 de anos de reclusão e multa.
De acordo com a PF, com a continuidade das investigações, por causa das análises dos materiais apreendidos e depoimentos dos envolvidos, serão aprofundadas as participações de outras pessoas e outras práticas criminosas, com relatório e remessa à Justiça Federal.