NASA avança na construção de avião supersônico silencioso

Revisão preliminar do projeto de aeronave Quiet Supersonic Transport foi completada.

A NASA concluiu com êxito uma etapa significativa de seus esforços para tornar possível viajar sobre a terra à velocidade supersônica, completando a revisão preliminar do projeto de aeronave Quiet Supersonic Transport (Transporte Supersônico Silencioso) ou QueSST.

O QueSST é o estágio inicial do projeto Low Boom Flight Demonstration (LBFD), planejado pela NASA, também conhecido como X-plane (Avião-X), se lê no site da NASA.

Especialistas e engenheiros seniores de toda a agência NASA e da corporação Lockheed Martin concluíram na sexta-feira que o design do QueSST é capaz de cumprir os objetivos da missão da aeronave LBFD, que são voar a velocidades supersônicas produzindo “um golpe” suave, em vez do boom forte que hoje em dia é associado ao voo supersônico.

No mês passado, um modelo à escala do projeto QueSST passou os testes no túnel de sopro supersônico no Centro de Pesquisa Glenn da NASA em Cleveland.

Após o sucesso nessa etapa, a equipe da NASA pode iniciar o processo de solicitação de propostas e adjudicar um contrato no início do próximo ano para construir uma versão pilotada monomotor do Avião-X.

Com informações da Sputnik News Brasil.
Programa Estado Solidário