Microempreendedores e produtores rurais são premiados pelo Banco do Nordeste na Bahia

Salvador (BA), 29 de outubro de 2021 – O Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças está na 14ª edição; o Prêmio BNB de Agricultura Familiar, na sexta. Com eles, o BNB reconhece as iniciativas de sucesso entre seus clientes que obtiveram crédito com o Crediamigo (microcrédito urbano), o Agroamigo (microcrédito rural) e pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A seleção ocorreu em todos os estados nordestinos, além de Minas Gerais e Espírito Santo, e a premiação dos vencedores foi realizada nesta sexta-feira, 29, no auditório da Superintendência do Banco do Nordeste em Salvador.

Para as três categorias, foram selecionados clientes que se destacaram por investimentos em inovação e tecnologia – com reconhecimento pelo uso de métodos, equipamentos e processos inovadores, mecanização e automação; beneficiamento e comercialização – observando a agregação de valor aos produtos e melhorias nas condições de venda; e sustentabilidade – como reconhecimento às iniciativas que valorizem a exploração econômica com preservação do meio ambiente e/ou utilizem métodos agroecológicos de produção.

Em comum, os vencedores conseguiram obter melhorias na produtividade, aumento da capacidade de produção e, ainda, incrementar receitas com um melhor nível de gerenciamento dos empreendimentos. Avanços, no caso do Crediamigo, reconhecidos por uma comissão julgadora formada por representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Fapesb e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB.

Para os empreendimentos rurais do Agroamigo e Agricultura familiar, a equipe do Banco do Nordeste contou com a colaboração de representantes da Bahiater, Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura no Estado da Bahia – FETAG e da Superintendência de Agricultura Familiar – SUAF. As diversas regiões da Bahia foram representadas nas premiações.

O superintendente estadual do BNB na Bahia, José Gomes da Costa, destacou que a premiação é um estímulo aos microempreendedores e produtores rurais: “O Prêmio é realizado todos os anos para valorizar as boas práticas dos nossos clientes, especialmente aquelas voltadas ao aumento da produtividade, aliada à inovação e tecnologia e sustentabilidade. Nós esperamos que esses clientes sejam exemplos aos demais tomadores de crédito que, em parceria com o Banco do Nordeste, promovem o desenvolvimento local”.

XIV Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças

Crediamigo:

• Empreendedorismo Sustentável: Rafael de Jesus Pereira – Itabuna
• Produção e Comercialização: Danúbio Luan de Santana Gomes – Brumado
• Inovação e Tecnologia: Jadna Mendes de Souza – Irecê

Agroamigo:

• Sustentabilidade: Ana Taís Aleixo Soares de Oliveira – Campo Formoso
• Beneficiamento e Comercialização: José Jesus Cabral – Tucano
• Inovação e Tecnologia: Pedro Paulo dos Santos – Cícero Dantas

VI Prêmio Banco do Nordeste de Agricultura Familiar

• Inovação e Tecnologia: Astrógenes Carlos de Santana – Bom Jesus da Lapa
• Beneficiamento e Comercialização: Gilberto Nascimento Borges – Itapetinga
• Sustentabilidade: Arival dos Santos Mamédio – Valença

Fonte: Ascom/BNB

Programa Estado Solidário