Mercado doméstico de aviação cresce 3,3% em 2018

Foram 93,6 milhões de passageiros transportados, de acordo com a Anac

As empresas aéreas nacionais transportaram 93,6 milhões de passageiros em voos domésticos no ano passado. O número representa incremento de 3,3% na comparação com os registros de 2017, quando a marca foi de 90,6 milhões. Segundo informação divulgada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), esse foi o melhor resultado dos últimos três anos.

Os dados da Anac reforçam a importância do turismo doméstico para a economia do país e a crescente participação do avião como modal de transporte nos deslocamentos internos. Em 2017, segundo estimativa do Ministério do Turismo, os brasileiros realizaram 204 milhões de viagens pelo país nos diversos meios de transporte, inclusive o aéreo. A expectativa é, que com o fechamento do balanço de 2018, se alcance a marca de 206 milhões de viagens internas realizadas.

De acordo com a Anac, considerando-se também os voos internacionais, o total de passageiros transportados pelas companhias brasileiras em 2018 foi de 103 milhões. Neste caso, a elevação foi de 4,1% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados fazem parte do relatório Demanda e Oferta do Transporte Aéreo.

Edição: Vanessa Sampaio