Mais de 30 localidades têm abastecimento de água interrompido por causa da chuva

De acordo com a Embasa, as fortes chuvas inundaram estações de captação e tratamento, danificaram equipamentos e romperam tubulações

Wenceslau Guimarães (Foto: reprodução)

Trinta e quatro localidades da Bahia estão com o abastecimento de água interrompido por causa das chuvas registradas nas últimas semanas. A informação foi divulgada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), nesta terça-feira (28)

Além disso, o abastecimento está sendo retomado gradativamente em 35 localidades, enquanto outras nove estão com a vazão reduzida.

De acordo com a Embasa, as fortes chuvas inundaram estações de captação e tratamento, danificaram equipamentos e romperam tubulações.

Em alguns locais a correnteza foi tão forte que as bombas usadas para captar água no rio foram arrancadas do lugar. Já em outros sistemas, o entulho levado pelos rios entupiu equipamento e obstruiu a captação de água.

A Embasa ainda informou que desabamentos de encostas causaram rompimento de tubulações e que também há sistemas que não estão funcionando por falta de energia elétrica.

No interior do estado, a região mais afetada foi o Vale do Jiquiriçá, onde os municípios de Jiquiriçá e Mutuípe tiveram grandes trechos de adutoras danificados, em pontos de difícil acesso devido ao alagamento.

Unidade de captação de água em Palmeiras, Wenceslau Guimarães (Foto: Reprodução)