GOVERNO DA BAHIA - TERRA MÃE DO BRASIL

Mais de 1,7 milhão de famílias baianas já podem sacar o Bolsa Família

Saques estão autorizados a partir desta quarta-feira (12); 331 milhões são previstos para pagamento no estado.

Mais de 1,7 milhão de famílias baianas já estão autorizadas a sacar, a partir desta quarta-feira (12), o pagamento do Bolsa Família – programa do governo federal de combate à pobreza e à desigualdade. No estado, R$ 331 milhões estão previstos para o complemento da renda da população mais vulnerável.

A estimativa do Ministério da Cidadania é de que, na Bahia, 1.747 milhão de famílias são atendidas pelo programa. No Brasil, a expectativa é de 13,2 milhões de grupos familiares façam os saques do benefício, que dispensa o calendário indicado no Número de Identificação Social (NIS) apenas nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

O valor médio do benefício, de R$ 190, segundo o Ministério da Cidadania, é fundamental para a subsistência da população mais vulnerável, já que o complemento da renda — um dos eixos do programa — garante o alívio mais imediato da pobreza.

“O benefício do Bolsa Família chegará a cerca de 45 milhões de brasileiros que precisam ser protegidos pela vulnerabilidade de renda em que se encontram”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Lelo Coimbra.

E completou: “Então, o benefício cumpre com o seu papel mensal de garantir aos mais pobres e aos mais vulneráveis do país uma renda mínima mensal, oferecendo a possibilidade de alimentação básica para essas famílias”.

Tele Coronavírus 155 começa a funcionar para atender a população gratuitamente na Bahia