A câmera principal do iPhone 15 e do iPhone 15 Plus foi atualizada, passando de 12 megapixels para 48 megapixels
O iPhone 15 foi lançado, nesta terça-feira (12), em uma cerimônia na sede da Apple em Cupertino, na Califórnia. A Apple apresentou quatro novos modelos: iPhone 15, iPhone 15 Plus, iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max. O modelo mais barato conta com o Dynamic Island, recurso que chegou primeiro no iPhone 14 e faz a área ao redor da câmera frontal interagir com animações do sistema operacional.
A câmera principal do iPhone 15 e do iPhone 15 Plus foi atualizada, passando de 12 megapixels para 48 megapixels. Os novos celulares serão comercializados em cinco cores: preta, branca, verde, amarela e vermelha. A tela do iPhone 15 tem 6,1 polegadas. A do iPhone 15 Plus, 6,7 polegadas.
Os novos aparelhos contam com um sistema periscópio de lentes que oferece uma capacidade de zoom até duas vezes maior. O novo iPhone é mais leve e tem capacidade de processamento e memória mais potentes. Nos Estados Unidos, o iPhone 15 será vendido a partir de US$ 799. O iPhone 15 Plus custará a partir de US$ 899.
O USB-C, um tipo de carregamento universal, tem uma velocidade de transferência bem maior do que a dos modelos convencionais e pode ser usado em celulares, notebooks, tablets e outros aparelhos.
A principal diferença entre o USB-C e outros USB está relacionada à capacidade dos conectores. O novo modelo tem uma velocidade bem maior de transferência de informações e de energia.
Enquanto modelos antigos têm uma potência média de 2,5 watts, o carregamento por USB-C pode alcançar até 100 watts de potência. Ele também tem maior durabilidade, suportando até 10 mil conexões (10 mil usos).
Essa mudança ocorre menos de um ano depois de a União Europeia (UE) ter aprovado uma legislação que exige que smartphones, tablets, câmeras digitais, alto-falantes portáteis e outros pequenos dispositivos suportem o carregamento via USB-C até 2024.
A lei pretende diminuir o número de carregadores e cabos disponíveis para os consumidores quando compram um novo dispositivo, além de permitir aos usuários que combinem carregadores em vários dispositivos, mesmo que produzidos por diferentes fabricantes.
O sistema conhecido como periscópio oferece maior capacidade de zoom, além de melhor qualidade na imagem. O iPhone 15 tem uma capacidade duas vezes maior de ampliar as imagens, por meio da própria lente física, em vez de software.
Aparelho mais leve – O novo iPhone da Apple é 10% mais leve do que as versões anteriores. A parte traseira do aparelho mantém o aspecto de vidro fosco dos modelos tradicionais, mas as bordas que conectam a lateral e a frente se tornaram menos afiadas.
Botão para silenciar e abrir a câmera – O interruptor de silenciar se tornará um “botão de ação” que pode ser personalizado para desempenhar várias funções, entre as quais deixar o telefone no silencioso, ligar a lanterna ou abrir a câmera.
Chips mais rápidos e baterias que duram mais – O novo iPhone tem um chip mais rápido e memória adicional, na comparação com a versão anterior, o que tornará os aparelhos mais responsivos. O principal ganho, no entanto, será na economia de bateria.
Carregador USB-C – A Apple abandonou o modelo Lightning e o substituiu pelo USB-C, o que trará maior velocidade de transferência. O caregamento sem fio será mais rápido para os novos aparelhos.
Sustentabilidade – A Apple deve substituir algumas de suas capas de iPhone de couro e pulseiras dos relógios por materiais mais sustentáveis. O Apple Watch Series 9, por exemplo, é primeiro produto “carbono neutro” da empresa. Os relógios usam 100% de materiais reciclagem em embalagem, além de bateria com 100% de cobalto reciclável.