CAMPANHA COMBATE AO MOSQUITO EDES AEGYPTI

Inglaterra registra primeiro caso de contágio humano pela gripe aviária

Caso raro foi detectado em um morador que teve contato próximo com muitas aves infectadas

Foto: Divulgação

A Inglaterra detectou um caso raro de infecção por gripe aviária em humanos, nesta quinta-feira (6). De acordo com informações do jornal O Globo, este é o primeiro caso do tipo registrado no país.

A Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido, o morador diagnosticado teve contato próximo e regular com um grande número de aves infectadas por um longo período de tempo. O paciente, entretanto, não teve a identidade divulgada.

Ainda segundo a agência, ele está em boas condições de saúde e permanece isolado. Pessoas que tiveram contato com ele ou com as instalações onde foram encontradas as aves infectadas foram rastreadas, mas até o momento não há evidências de outros humanos com o vírus.

A Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido reiterou que o risco do contágio do vírus H5, da gripe aviária, para o público em geral segue muito baixo. Segundo o jornal, ainda não foi confirmado se o encontrado agora na Inglaterra é da cepa H5N1, que recentemente causou surtos em aves que precisaram ser sacrificadas.

Na quarta-feira (5), a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) alertou para o aumento do risco de uma nova onda de gripe aviária se espalhar para humanos. No ano passado, houve registro de pessoas infectadas com a cepa H5N6 da gripe aviária na China.