NOVA BAHIA 2024

Implacável! Chimaev domina Usman e pede por fim de conflito entre Palestina e Israel

 (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC) (Jeff Bottari via Getty Images)

Khamzat Chimaev pode ter garantido a sua aguardada oportunidade de disputar o cinturão do Ultimate neste sábado (21), no co-main event do UFC 294. Diante do ex-campeão até 77 kg Kamaru Usman, o ‘Lobo’ mostrou seu nível de competitividade e dominou as ações do confronto e venceu o embate por decisão majoritária dos juízes.

Após o triunfo, Khamzat recebeu a faixa marrom de jiu-jitsu ainda no octógono. Com a oportunidade de desafiar o campeão até 84 kg Sean Strickland, o ‘Lobo’ preferiu desabafar e pedir pelo fim do conflito entre Palestina e Israel, que já deixou milhares de vítimas nas últimas semanas.

“E aí, pessoal. Vocês sabem o que está acontecendo com o mundo, passei a semana chorando. Crianças morrendo. Amo crianças. Não sei o que dizer quando crianças morrem. Espero por Deus que fique tudo bem no mundo, independentemente se é cristão ou islâmico”, desabafou, antes de falar sobre o combate.

“Estava na escola quando ele estava lutando. Fico feliz de estar aqui, sou fã dele. Ele tem grandes treinadores e eu também. Essa faixa significa muito para mim, trabalhei muito para isso. Obrigado a todos. Não venho aqui pelo título, venho para ganhar dinheiro e ser feliz. Amo meu trabalho”, completou Chimaev.

A luta

Logo no início, Chimaev mergulhou nas pernas de Usman e o pressionou contra a grade. Rapidamente o ‘Lobo’ atacou as costas do nigeriano. Com o cadeado fechado, Khamzat avançou rapidamente no solo, oferecendo perigo a Kamaru, que se fechou para evitar os botes. Depois de esgrimir os braços, Chimaev encaixou um mata-leão, mas viu Usman se lançar ao chão e conseguir se desvencilhar da pegada. O ex-campeão conseguiu segurar a blitz e forçar o segundo round.

No segundo assalto, o início foi de mais estudo entre os lutadores. O primeiro ataque foi de Chimaev, que chutou alto, mas viu o golpe explodir na guarda de Usman. Mais cauteloso, Kamaru tentava achar a distância para aplicar seus jabs, mas tinha seu objetivo dificultado pela movimentação do rival. O nigeriano fintou uma queda, mas não tentou de fato. Na sequência foi a vez do Lobo, de fato, colocar o veterano para baixo nos segundos finais da parcial.

No início do terceiro round, Chimaev buscou a queda, mas viu Usman se esquivar e manter o confronto em pé. No centro do octógono, os atletas trocaram golpes francos. Kamaru negou mas uma tentativa de queda do Lobo. Quando o nigeriano crescia no embate, Khamzat conseguiu, enfim, derrubar seu oponente. Na reta final, o nigeriano conseguiu se reerguer e trocar socos com Chimaev até o soar do gongo.

O Lobo ampliou sua invencibilidade dentro do MMA profissional – Matt Davies/Ag Fight
 (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC) (Jeff Bottari via Getty Images)

Confira os resultados do UFC 294 até então:

Khamzat Chimaev venceu Kamaru Usman por decisão majoritária dos juízes
Magomed Ankalaev vs Johnny Walker foi declarado sem resultado após golpe baixo não intencional
Ikram Aliskerov venceu Warlley Alves por nocaute no primeiro round
Said Nurmagomedov venceu Muin Gafurov por finalização no primeiro round
Muhammad Mokaev venceu Tim Elliott por finalização no terceiro round
Trevor Peek venceu Mohammad Yahya por decisão unânime
Javid Basharat vs Victor Henry foi declarado sem resultado após golpe baixo não intencional
Sedriques Dumas venceu Abu Azaitar por decisão unânime
Mike Breeden venceu Anshul Jubli por nocaute no terceiro round
Muhammad Naimov venceu Nathaniel Wood por decisão unânime
Victoria Dudakova venceu Jinh Yu Frey por decisão unânime
Sharabutdin Magomedov venceu Bruno Blindado por decisão unânime

Fonte: Ag. Fight

Veja também

GOVERNO DA BAHIA