UFC 213

Ilhéus: Empresários chineses visitam ZPE e Porto Malhado e assinam memorando

Interessados em construir mecanismos para vinda de empresas Chinesas para Bahia, empresários e autoridades do comércio externo da China visitaram a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e o Porto de Malhado de Ilhéus nesta sexta-feira (14). Após um memorando de cooperação entre a Free Trade Zone (Zona livre de comércio) de Tianjin e a ZPE ter sido assinado, o diretor-geral da Comissão de Comércio, Znhang Aiguo afirmou ter “certeza de que faremos [Tiajin e Bahia] bons negócios no futuro”.

Representando o governador no evento, o secretário estadual da Casa Civil, Bruno Dauster afirmou que é prioridade de Rui Costa captar investimento e trabalhar junto aos chineses para trazer indústrias para o sul do estado. “Em breve, com a Fiol entrando em operação, isso será um grande facilitador da chegada dos grãos lá do oeste até aqui para receber beneficiamento nas indústrias em Ilhéus, bem como outros tipos de indústrias do setor de transformação e de energia. Tianjin juntamente com Xangai e Pequim, formam os três mais importantes centros econômicos da China”, disse. Para o superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) Paulo Guimarães, “a região de Ilhéus tem um potencial enorme para receber novos investimentos.

A vinda desta comitiva da China com autoridades e empresários que operam o maior parque de ZPE do mundo pode trazer empresas de grande porte para a região sul da Bahia. A assinatura do protocolo de cooperação entre as ZPE’s daqui e de Tianjin ampliará esta possibilidade”.

Bahia Notícias

 

 

Veja também