A Prefeitura de Ibirapitanga, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realiza entre os dias 13 e 18 de maio a Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. As ações ocorrem nos distritos de Camamuzinho, Novo Horizonte, Ibirapitanga (sede) e Itamarati, com atividades de panfletagem, apresentações culturais, palestras e uma grande mobilização popular pela proteção da infância.
A mobilização integra o calendário do 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído em memória do caso Araceli, ocorrido em 1973, e tem como objetivo promover a conscientização sobre a necessidade de proteger crianças e adolescentes contra todas as formas de violência sexual.
A programação começa no dia 13/05, às 14h, na Praça Central de Camamuzinho, e segue no dia 15/05, também às 14h, no Centro Educacional de Novo Horizonte. No dia 16/05, às 8h, em frente à Prefeitura de Ibirapitanga, será realizada a grande “Caminhada da Proteção”, com destino à Praça Ivan Dias. Já no dia 17/05, as atividades se concentram em Itamarati, com panfletagem na feira livre, além de uma paralisação simbólica e blitz educativa na BR-101 e distribuição de materiais informativos. Finalizando dia 18, com mobilização e conscientização nas redes sociais.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Xico Moreira, a iniciativa é fundamental para mobilizar toda a sociedade. “Precisamos romper o silêncio e criar uma cultura de proteção. Essa semana é um chamado à responsabilidade de todos. Seja eles pais, educadores, autoridades e comunidade. Convidamos cada munícipe a participar das ações, porque proteger nossas crianças é um dever coletivo”, destacou.
A campanha conta com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Esporte e Cultura, além do Conselho Tutelar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Polícia Civil.