Governo vai discutir suspensão de temporada de cruzeiros no país

A Anvisa deve pedir ao Ministério da Saúde a suspensão dos cruzeiros devido à Covid

O governo federal deve promover nesta segunda-feira, 3, uma reunião no Palácio do Planalto para discutir uma eventual suspensão da temporada de cruzeiros no país devido ao aumento no número de casos de passageiros infectados pela Covid-19. A informação foi dada pelo ministro do Turismo, Gilson Machado, à CNN Brasil. 

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deve enviar ao Ministério da Saúde um pedido para a suspensão dos cruzeiros no país. Fontes ligadas ao órgão afirmaram que o documento vai sugerir que a pasta ordene que os cruzeiros cancelem novas viagens no Brasil e fiquem atracados imediatamente, sem operação a bordo.

Segundo Machado, devem participar do encontro os ministérios da Casa Civil, Saúde, Infraestrutura, Turismo e AGU (Advocacia-Geral da União). O horário ainda não foi definido.

“Eu sou a favor que se cumpra por todas as partes o que foi estabelecido no protocolo interministerial que libera a temporada de cruzeiros, inclusive foi assinado pela própria Anvisa”, disse o ministro.

O ministro destacou que, além da questão sanitária, o governo federal levará em conta o aspecto econômico, como o interesse na recuperação do emprego no país.

“Nós estamos falando em torno de mais 30 mil empregos e quase R$ 2 bilhões que essa atividade injeta na economia. Eu queria deixar uma pergunta no ar: será que os blocos de carnaval serão todos testados? “, acrescentou.