CARNAVAL 2024

Governo retoma Programa Saúde na Escola com investimento de R$ 90 milhões

Gestão Lula retoma temáticas que haviam sido suspensas da administração de Bolsonaro, a exemplo de saúde sexual e prevenção de HIV/IST

Foto: Agência Brasil

Com recorde histórico de adesões de 99% das cidades habilitadas, o Ministério da Saúde publicou, nesta terça-feira (25), no Diário Oficial da União, a portaria que destina R$ 90,3 milhões para os municípios que aderiram ao Programa Saúde na Escola (PSE).

No governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o PSE foi repaginado, retomando temáticas que haviam sido suspensas na gestão de Jair Bolsonaro (PL), a exemplo de prevenção de violências e acidentes, promoção da cultura de paz e direitos humanos, saúde sexual e reprodutiva, além de prevenção de HIV/IST nas escolas. A previsão é que mais de 25 milhões de estudantes sejam assistidos pelo programa.

O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras, que busca melhorar a saúde dos educandos, reduzir a evasão escolar e a intermitência de frequência por problemas de saúde, além de reforçar os compromissos e pactos estabelecidos por ambos os setores.

Os critérios para os repasses aos municípios se dão de acordo com as necessidades dos estudantes da educação básica em cada cidade.

CARNAVAL 2024

Veja também

NOVA BAHIA