MAIS DESENVOLVIMENTO

Furacão Helene deixa centenas de mortos, fecha estradas e derruba pontes nos EUA

Furacão Helene deixa centenas de mortos, fecha estradas e derruba pontes nos EUA© REUTERS – Marco Bello

O balanço de vítimas da passagem do furacão Helene nos Estados Unidos subiu neste domingo (29) para pelo menos 93 mortos – 30 deles em um único condado na Carolina do Norte.

A tempestade causou estragos em áreas da Flórida, Geórgia, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Virgínia e Tennessee, com fortes ventos e chuvas torrenciais, que deixaram cidades em ruínas, estradas inundadas e milhões sem eletricidade.

Pelo menos 93 pessoas morreram durante a passagem do furacão: 37 na Carolina do Norte, 25 na Carolina do Sul, 17 na Geórgia, 11 na Flórida, duas no Tennessee e uma na Virgínia, de acordo com relatos de autoridades e meios locais.

Apenas no condado de Buncombe, na Carolina do Norte, há 30 mortos confirmados, segundo o xerife Quentin Miller. “Ainda estamos conduzindo operações de busca”, acrescentou.

A tempestade causou o fechamento de centenas de estradas e pontes caíram atingidas pelas enchentes. Segundo Deanne Criswell, administradora da Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema), infraestruturas de abastecimento de água, comunicações, e várias casas foram destruídas. “A recuperação será complicada em cada um dos cinco estados que sofreram os impactos”, declarou ao canal CBS.

O presidente Joe Biden visitará esta semana as áreas mais afetadas pela passagem do furacão, informou a Casa Branca.

Veja também