Mais uma vez, a Apple pode ter começado uma grande revolução na indústria da tecnologia. A empresa de Cupertino deixou de colocar uma bandeja para o chip físico com o lançamento da linha iPhone 14 e todos os compradores, incluindo os brasileiros, precisarão optar por um eSIM para se conectar à internet e fazer ligações ao fazer a compra de um dos modelos.
O funcionamento é praticamente o mesmo e ambas as opções podem ser contratadas por operadoras. A boa notícia de usar um chip eletrônico é que, em casos de viagens, você pode instalar e usar um plano de dados de forma remota, via QR Code. Mas também há maior segurança e a possibilidade de usar dois números no mesmo smartphone. Confira as informações e o que o futuro pode nos trazer.
O que é um eSIM?
Como o nome sugere, um eSIM (electronic SIM) é um chip virtual instalado no processador do smartphone no lugar do chip tradicional que conhecemos. O projeto de colocar um modelo virtual no lugar do físico foi idealizado desde 2010 e, após muitas discussões, a implementação aconteceu em 2016. O Samsung Gear S2 foi o primeiro aparelho do mundo a ter um eSIM funcionando.
A Apple obrigou seus clientes a usar chips eletrônicos apenas em 2022, com o lançamento da linha iPhone 14, mas a possibilidade está disponível desde 2014, quando o iPhone XR foi lançado. Já no Android, o primeiro modelo a ter suporte para um e-SIM foi o Pixel 2 do Google, que chegou ao mercado em outubro de 2017.
Por que usar um chip eletrônico?
O grande benefício está na segurança, uma vez que, caso seu celular seja perdido ou até mesmo roubado, o chip não pode ser removido (até porque, está instalado diretamente no processador). Isso não apenas evita que o aparelho fique sem conexão com a internet, mas também permite que você consiga conversar com quem achou no caso de ter esquecido o aparelho em algum lugar.
A implementação de eSIMs também é mais fácil: você pode entrar em contato com a operadora e receber um QR code para que a instalação seja feita sem a necessidade de ir até uma loja presencial apenas para pegar o chip físico.
Outro ponto positivo é a fácil instalação de um novo chip quando você for viajar, haja vista que basta realizar a contratação de um plano ainda quando estiver no Brasil e, assim que chegar ao destino internacional, começar a usar o eSIM da mesma forma que usa o chip aqui no Brasil. Isso sem ter que fazer aquela tradicional troca.
Por fim, é possível ter mais de uma linha ativada em um mesmo smartphone, já que a bandeja não estará sendo utilizada. E você também pode ter um chip com outro plano de internet para ficar conectado durante toda a viagem.
Aparelhos compatíveis com eSIM
A ativação de chips como este geralmente é gratuita, mas é importante consultar se seu aparelho é compatível com tal tecnologia. Até o fechamento desta matéria, estes são os smartphones compatíveis com SIM eletrônico:
Holafly é opção para quem precisa de eSIM internacional
Disponível no mercado desde 2018, a Holafly é uma empresa conhecida por quem precisa de um modelo como este e, inclusive, uma opção interessante para quem precisa de internet quando viaja para outros países. É claro que há muitos pontos de Wi-Fi disponíveis, mas nada como ter um plano próprio com sua internet.
E o melhor de tudo é que a Holafly tem planos com cobertura em velocidade máxima (4G LTE), porém, dependendo da região dos EUA que você estiver, em locais mais remotos, por exemplo, pode ser que a velocidade da rede seja 3G. O preço dos planos varia conforme o local para onde você vai viajar, mas é possível ter internet móvel a partir de 19 euros (aproximadamente R$ 99 reais em conversão direta).
Veja como ativar um eSIM da Holafly em um aparelho Samsung:
Outro ponto positivo de contratar esta empresa sempre que você for viajar para outro país é que ela tem uma aprovação de 4,5 estrelas no Trustpilot, confirmando sua confiabilidade. É a certeza de que você pode viajar para vários países da Europa, América Latina e Ásia sem ficar desconectado.
A contratação é feita no formato online, mas no caso de qualquer dúvida, basta entrar em contato com o time de atendimento disponível 24 horas, durante sete dias da semana. Você receberá um QR code para a ativação da linha com o plano de internet. Um parecido como este: