MAIS DESENVOLVIMENTO

Ex-presidente da Rússia diz que mundo ‘está à beira da Terceira Guerra Mundial’

Dmitry Medvedev alertou que a humanidade está à beira da próxima guerra mundial.

Ex-presidente da Rússia diz que mundo ‘está à beira da Terceira Guerra Mundial’© Fornecido por BANG Showbiz

O ex-presidente russo é um aliado próximo de Vladimir Putin, e fez um alerta assustador sobre o risco de uma Terceira Guerra Mundial em meio às crescentes tensões entre a Rússia e o Ocidente devido ao conflito na Ucrânia.

Temores foram levantados de que Putin poderia passar a usar armas nucleares no país ucraniano à medida que as chances de vencer a guerra diminuem, mas Medvedev culpou o Ocidente por colocar o mundo ‘a um passo do Armagedom’.

“O mundo está doente e à beira da Terceira Guerra Mundial. E embora tenhamos tentado evitar a guerra por 30 anos, ela nos foi imposta”, disse o político, que é vice-chefe do poderoso Conselho de Segurança da Rússia.

Medvedev acrescentou que a ameaça representada pela mudança climática não é nada comparada à da guerra nuclear “que existe hoje infelizmente”.

“Está crescendo a cada dia por razões conhecidas. O mundo ocidental foi injusto com nosso país em grande medida. Eles nos ouviram? Não, não ouviram”, disse ele durante uma audiência em Moscou.

Medvedev também alertou que Moscou não hesitará em usar armas nucleares e destacou que a doutrina russa “deixa claro que o arsenal bélico pode ser usado se a Rússia enfrentar um ato de agressão”.

“Na verdade, trata-se de usar armas nucleares em resposta a tais ações. Nossos potenciais adversários não devem subestimar isso. Todas essas especulações sobre como os russos nunca farão isso são inúteis. Os analistas e comandantes ocidentais – líderes militares e políticos – devem simplesmente avaliar nossas regras e nossas intenções”, explicou.

Veja também