
Em sessão realizada na última terça-feira (12), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia emitiram parecer prévio recomendando a rejeição, pela Câmara de Vereadores, das contas da Prefeitura de Laje, município localizado na região do Vale do Jequiriçá. Referentes ao exercício de 2023, as contas são de responsabilidade do ex-prefeito Kledson Duarte Mota, popularmente conhecido como Binho de Mota.
As contas tiveram parecer pela reprovação, do TCM, em razão da abertura irregular de crédito suplementar por excesso de arrecadação, vez que não havia saldo suficiente na fonte dos recursos.
O parecer também indicou que o gestor não complementou o saldo remanescente dos exercícios de 2020 e 2021, relativo ao investimento na manutenção e desenvolvimento do ensino municipal, em descumprimento ao que determina a Emenda Constitucional nº 119/2022. E, ainda, que o prefeito não comprovou o recolhimento integral de multas impostas pelo TCM em processos anteriores.
Pelas irregularidades, o conselheiro Paulo Rangel, relator do parecer, imputou ao gestor uma multa de R$4 mil. Cabe recurso da decisão.
PORTAL GANDUZAO – Do jeito que o povo gosta Notícias em tempo real e o que você precisa saber para entender o Brasil e o mundo.