NOVA BAHIA 2024

Etapa do projeto da Ponte Salvador-Itaparica será concluída em 40 dias

O início das obras estava previsto para 2021, mas ainda não foram iniciadas

Projeção da ponte que vai ligar Salvador a Itaparica – Foto: GOVBA | Divulgação

A primeira etapa do projeto Ponte Salvador-Itaparica será concluída em 40 dias, segundo secretário de Infraestrutura do governo da Bahia, Marcus Cavalcanti. Essa etapa envolve o serviço de dragagem do acesso para a capital baiana.

“O consórcio está terminado agora, no mês de outubro, o projeto da dragagem do novo canal de acesso para Salvador. E assim que ele terminar, nós vamos começar no mês seguinte, no mais tardar em 40 dias, a dragagem. Essa etapa é um pré-requisito para que a gente venha a fazer as obras da fundação da Ponte Salvador-Itaparica”, disse Marcus Cavalcanti à imprensa nesta segunda-feira, 26. 

A Ponte Salvador – Ilha de Itaparica terá 12,4 km de extensão. O início das obras estava previsto para 2021, mas ainda não foram iniciadas. De acordo com a assessoria da CCCC SOUTH AMERICA, a ponte poderá ser considerada a maior sobre lâmina d’água da América Latina, já que a Ponte Rio-Niterói, tem 13,2 km, mas contabiliza a parte por terra. 

O leilão para a construção e administração da ponte foi feito em dezembro de 2019. Na ocasião, um consórcio com três empresas chinesas venceu a disputa. O consórcio é formado pelas empresas China Railway 20 Bureau Group Corporation – CR20; CCCC South America Regional Company S.Á.R.L – CCCC SOUTH AMERICA e China Communications Construction Company Limited – CCCCLTD.

A concessão do projeto executado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) será de 35 anos. O investimento será de R$ 5,4 bilhões e o aporte do Estado será de R$ 1,5 bilhão.

SIEL GUINCHOS

Veja também

GOVERNO DA BAHIA