GOVERNO DA BAHIA - TERRA MÃE DO BRASIL

Estudantes fazem ovos de Páscoa com recheio de brigadeiro de aipim; veja a receita

Estudantes fazem ovos de Páscoa com recheio de brigadeiro de aipim; veja a receita
Os estudantes do curso técnico em Cozinha, do Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia, localizado no bairro Água de Meninos, em Salvador, aprenderam uma receita que deixará a Páscoa ainda mais saudável e saborosa.  Eles estão produzindo ovos de Páscoa com recheio de brigadeiro funcional à base de aipim que, além de deliciosos, trazem vários benefícios para a saúde. Os ovos de chocolate são confeccionados nas aulas práticas da disciplina Cozinha Contemporânea e Internacional, que faz parte do currículo dos estudantes. Além de aprender receitas saudáveis e nutritivas, os futuros profissionais poderão abrir seus próprios negócios, pois no curso também são estimulados ao empreendedorismo.
De acordo com o professor Cristian Gonzales, a disciplina tem o objetivo de desenvolver receitas saudáveis a partir de releituras de pratos clássicos. “Nesta receita, o leite condensado é substituído pelo aipim cozido, que possui vários benefícios, como maior quantidade de fibras, carboidratos complexos e é rico em minerais, a exemplo de ferro, cálcio, fósforo e potássio. Outro destaque é o mel, por ser fitoterápico, anti-inflamatório e ajudar no sistema imunológico. Além disso, o brigadeiro de aipim possui três terços menos de calorias que o brigadeiro tradicional e, também, o índice glicêmico é bem menor”, explica o educador.
A estudante Suzana Ramos, 28, ainda nem concluiu o curso e já começou a empreender. “Estou vendendo ovos de Páscoa e bombons recheados em minha casa para aumentar a minha renda familiar como autônoma e está dando muito certo. Produzo, em média, 20 ovos por semana, com tamanhos e preços acessíveis. O ovo de colher, com recheios variados, custa R$ 13. Já o tradicional trufado e fechado, com bombons dentro, custa R$ 15. Agora, vou começar a produzir este ovo funcional com brigadeiro de aipim e sei que vai ser um sucesso porque é muito gostoso e benéfico”, afirma, empolgada.
Para Francisnanda Costa, 22, o curso mudou a sua forma de pensar sobre hábitos saudáveis de alimentação. “Aqui, aprendemos não só a cozinhar melhor, como também a substituir ingredientes calóricos que prejudicam a nossa saúde por outros mais saudáveis, a exemplo do aipim. Gosto muito do curso e recomendo a todos, porque é gratuito e aprendemos muito”, conta a estudante ao revelar que também está com expectativa de abrir seu próprio negócio quando concluir o curso.
A receita é simples e fácil de fazer. Confira:
Ingredientes:
-1 xícara e meia de aipim cozido e amassado
-1 xícara de leite em pó
– 6 colheres de sopa de açúcar
– 4 colheres de sopa de mel
– 1 colher de sopa de manteiga
– 3 colheres de sopa de cacau em pó
– 50 ml de leite líquido
Modo de preparo do ovo:
Para fazer o ovo é utilizado chocolate fracionado meio amargo. O derretimento é simples e pode ser feito em banho-maria com água quente, colocando o chocolate em uma tigela de vidro ou inox para ser derretido apenas com o vapor. No micro-ondas o derretimento é feito em intervalos de 30 em 30 segundos, na potência máxima, sempre retirando para mexer até ficar todo derretido. Após o derretimento, coloque o chocolate nos moldes e leve para o freezer por cinco minutos. Em seguida, desenforme para colocar os recheios.
Recheio do brigadeiro de aipim consistente (preto):
Em uma panela no fogo, misture o aipim cozido, leite em pó, açúcar e mel até ficar homogêneo a ponto de soltar da panela. Em seguida, adicione meia colher de manteiga e o cacau em pó. Coloque a mistura em um prato para esfriar e modele as partes em formato de bolinhas. Decore com granulados de sua preferência.
Recheio de brigadeiro de aipim mole (branco):
Para fazer o brigadeiro branco de colher é utilizada a mesma base da receita do brigadeiro de bolinha, na qual separa-se um terço (1/3) da mistura, sem adicionar o cacau em pó. Neste caso, acrescente 50 ml de leite líquido e meia colher de sopa de manteiga, misture e coloque para esfriar.
Montagem:
Nas partes dos ovos, coloque o recheio do brigadeiro mole e por cima da mistura adicione as bolinhas dos brigadeiros. Feche o ovo com outra metade e embale. Outra opção é embalar separadamente cada metade em uma caixa contendo uma colher.
Fonte: Secretaria de Educação do Estado da Bahia