Estudantes baianos representam o Estado na segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Biologia

Realizada pelo Instituto Butantan, a prova reuniu na primeira fase 140.111 alunos; competição terá mais uma etapa em maio, e finalistas seguirão para disputa internacional.

Foram aprovados 78 estudantes baianos para a segunda fase da 18º edição da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), promovida pelo Instituto Butantan. Com o resultado, a Bahia superou em performance 13 estados, entre eles Santa Catarina, Rio de Janeiro, Alagoas, Pará, Mato Grosso, Amazonas, Sergipe e Goiás.

Realizada no formato online, a etapa seguinte da OBB está agendada para sexta-feira (08), durante todo o dia. Nessa seletiva, os alunos vão responder questões relacionadas a botânica, zoologia, anatomia, biossistemática, farmacologia e vários outros assuntos. Os mais bem ranqueados vão para a última fase, marcada para maio. Na etapa final, finalistas irão disputar a 33ª edição da Olimpíada Internacional de Biologia (IBO) e a 16ª edição da Ibero-Americana de Biologia (OIAB), ainda este ano.

O estudante do Colégio Cândido Portinari Vitor Fascio Barbosa, de 16 anos, está no 2º ano do Ensino Médio e é um dos 78 classificados da Bahia para a segunda fase. “Uma alegria ter passado para a nova etapa. Participei da olimpíada no ano passado, mas infelizmente fiquei na primeira fase. Ainda bem que neste ano foi diferente”, comemora.

Sobre o estudo dos assuntos de ciências e biologia, Vitor ressalta que sempre teve afinidade com os assuntos dados em sala de aula. “Entre todos, gosto mais de estudar zoologia, pois sempre aprendo coisas novas e muito específicas sobre o mundo animal, e isso é muito interessante. Com certeza a base escolar me deixou mais preparado para a edição deste ano”.

Para a primeira etapa da OBB 2022, a Bahia foi representada por 6.585 representantes de escolas públicas e privadas, a quarta maior delegação das regiões Norte e Nordeste, ficando atrás apenas do Ceará, com 13.285 alunos; e Maranhão e Pernambuco, com 7.155 e 6.687 alunos, respectivamente. Na fase 1, a olimpíada contou com a participação 140.111 estudantes de 2.579 escolas ao redor do Brasil. Para a nova fase, restaram 6.134 representantes de 1.080 instituições de ensino brasileiras.

Serão distribuídos seis prêmios na OBB, incluindo certificado de ouro, destinados aos 25 estudantes mais bem colocados, e certificado de honra ao mérito, que serão entregues aos alunos posicionados entre as posições 176 e 375.