Duelo de gerações! Glover Teixeira encara Prochazka em primeira defesa de título no UFC

Divulgação/UFC

Após fazer história em outubro de 2021, ao se tornar o atleta mais velho a ser campeão pela primeira vez do Ultimate, com 42 anos, Glover Teixeira agora tem a missão de defender seu reinado nos meio-pesados (93 kg) da companhia. Neste sábado (11), o brasileiro enfrenta Jiri Prochazka, na luta principal do UFC 275, em Cingapura.

O brasileiro conta com a experiência e sua sequência positiva como fatores para ajudá-lo a manter o título. Glover atua no UFC desde 2012 e já fez vários main events durante essa sua trajetória na liga, ou seja, tem a vivência de ter atuado em duelos de melhor de cinco rounds e sabe lidar com a pressão de fazer grandes lutas. Além disso, o mineiro, atualmente, soma seis triunfos seguidos, sendo cinco deles por via rápida (nocaute ou finalização).

O estilo de jogo também pode ser algo positivo para Glover. Apesar de Prochazka ser um especialista na luta em pé, o atleta natural de Sobrália (MG) já provou que tem mãos pesadas para encarar de igual para igual o rival. O brasileiro também é especialista na luta agarrada, com a combinação de um jogo de quedas e pressão que tem lhe dado resultados, visto que na última vez que se apresentou, finalizou o polonês Jan Blachowicz e conquistou o título do Ultimate no segundo round de disputa.

Caso Glover vença, ele vai ser o primeiro brasileiro a defender o título da categoria desde Lyoto Machida, em 2009. Na época, o ‘Dragão’, que havia sido campeão sobre Rashad Evans, defendeu a sua coroa, em triunfo sobre Maurício ‘Shogun’.

Pelo lado de Prochazka conta a juventude e também o embalo de atuações avassaladoras para acreditar que pode chegar ao lugar mais alto dos meio-pesados. O tcheco, que chegou ao UFC em 2020, após ser campeão do Rizin FC, não sabe o que é uma derrota desde 2015, com 12 triunfos seguidos, sendo 11 por nocaute, neste período.

Treze anos mais novo que Glover, o europeu confia nas suas mãos afiadas para desbancar o campeão e ficar com o título. Vale destacar que em 28 resultados positivos no MMA profissional, ‘Denisa’ conseguiu 25 por nocaute, sendo os dois últimos pelo Ultimate.

Confira as lutas do UFC 275:

Glover Teixeira vs Jiri Prochazka
Valentina Shevchenko vs Taila Santos
Weili Zhang vs Joanna Jedrzejczyk
Jake Matthews vs André Fialho
Jack della Maddalena vs Ramazan Emeev
EmeevBrendan Allen vs Jacob Malkoun
Hayisaer Maheshate vs Steve Garcia Jr.
Seung Woo Choi vs Joshua Culibao
Kyung Ho Kang vs Danaa Batgerel
Na Liang vs Silvana Juarez
Ramona Pascual vs Joselyne Edwards