O total de Crimes Violentos Letais Intencionais (Homicídio, Latrocínio e Lesão Corporal Seguida de Morte) em 2018 foi o menor dos últimos seis anos de acordo com balanço da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) divulgado nesta quinta-feira (27) pelo titular da pasta, Maurício Teles Barbosa.
Neste ano foram registrados 5.506 casos de CVLIs em todo o estado, o menor número desde 2012 e 715 a menos que o mesmo período do ano passado. “Sem dúvidas creditamos esse resultado a um trabalho árduo e conjunto, com foco na quebra do poderio do tráfico de drogas. Tivemos grandes operações ao longo do ano, que não só retiraram dos grupos criminosos a matéria-prima do comércio ilícito com a apreensão de várias toneladas de drogas, mas, principalmente ajudaram a enfraquecer o poder financeiro que essas quadrilhas detinham”, disse Barbosa.
Disse ainda que só a última grande operação, deflagrada no mês de dezembro, desarticulou uma quadrilha que movimentava cerca de R$ 1 milhão por mês. Ao longo do ano, cerca de R$ 5 milhões foram retidos apenas de uma quadrilha, entre dinheiro apreendido, contas congeladas, imóveis sequestrados. Vinte e nove veículos também foram recolhidos. (Bahia Notícias)