A Campanha Nacional contra o abuso e a exploração de crianças e adolescentes segue acontecendo de forma intensa em Gandu. Nesta semana equipes do CREAS, conselho tutelar e CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) visitaram as escolas da rede pública e particular do município, realizando palestras e discutindo diversos assuntos sobre o tema, com os estudantes.
No próximo dia 18 deste mês, acontece o dia D da Campanha. Além de órgãos de defesa dos direitos da criança e do adolescente, outras entidades representativas do município também participam da ação. A data foi escolhida como dia de mobilização contra a violência sexual porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.
De acordo com a secretaria de Desenvolvimento Social, a proposta do “18 DE MAIO”, que tem como slogan “Faça Bonito”, é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. Garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual, é dever de toda sociedade.