MAIS DESENVOLVIMENTO

Covid na China: ‘Todo mundo que conheço está pegando’

A súbita suspensão de muitas das restrições chinesas no combate à covid-19 causou surtos em todo o país – e, com eles, muita raiva e confusão nas redes sociais.

@ Reuters

Em meio à forte escassez de kits de teste rápido, diversas Províncias chinesas, como Zhejiang, Anhui e Chonqing, estão implementando uma nova política que permite que pessoas assintomáticas ou com sintomas fracos de covid-19 retornem ao trabalho.

Na rede social Weibo – equivalente, na China, ao Twitter – a hashtag relacionada a este anúncio foi lida 33 milhões de vezes desde segunda-feira (19/12). A reação é de espanto e fúria.

“Não houve preparação nos últimos três anos, e, de uma hora para outra, as restrições são suspensas, e você é autorizado a ir trabalhar doente. Nossas vidas são inúteis, como a das formigas”, diz um comentário curtido 200 vezes.

“Apenas alguns meses atrás, as pessoas eram presas quando iam ao trabalho com teste positivo”, segundo outro comentário, com quase mil curtidas.

Até alguns chineses residentes no exterior que voltaram ao país após uma recente redução do período de quarentena em hotéis ficaram surpresos ao descobrir a rapidez com que o vírus está se espalhando.

“Nunca havia tido covid nos últimos anos enquanto morava no exterior, mas peguei dias depois de voltar… Todo mundo que conheço está pegando covid e tendo febre – por isso, se você puder ficar fora do país por um tempo, não volte”, escreveu um usuário na Xiaohongshu, outra rede social popular na China.

Veja também